Estudantes festejam o folclore na comunidade da Baixa do Morro

Uma festa folclórica foi realizada pelos alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) da região da Baixa do Morro, zona rural de Santo Antônio de Jesus. Cerca de 40 estudantes participaram do evento que contou ainda com a presença dos professores, da comunidade e da coordenação local do programa.

De acordo com Solene Oliveira, coordenadora do Topa da Diretoria Regional de Educação (Direc 4) de Santo Antônio de Jesus, a festa conseguiu resgatar elementos da cultura brasileira e fazer com que os alunos a conheçam mais profundamente. “Com certeza eles aprendem muito. São eles que constroem e organizam a festa. Os alunos preparam as apresentações sem nossa interferência, por isso as festas tornam-se também uma fonte de conhecimento para eles”, afirmou Solene.

Artesanatos, lendas, provérbios e adivinhações preencheram as comemorações do Folclore na Baixa do Morro. O empenho dos alunos em produzir a festa encanta a coordenadora Solene. “O Antonio levava um caderninho e um lápis para a roça e anotava as adivinhações antigas para apresentar no dia da festa”, comentou entusiasmada.

Solene ainda reforçou que as visitas realizadas pela equipe técnica da Direc 4, às turmas do Topa, deixaram os alunos muito mais empolgados em aprender. “O rendimento deles aumentou e eles estão bem mais participativos”, concluiu.

A consolidação do Topa faz parte do quinto compromisso do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O compromisso busca “assegurar a alfabetização e a escolaridade aos que não puderam efetuar os estudos na idade regular”.

Notícias Relacionadas