Secretaria da Educação inicia inscrições para avaliação de desempenho de professores dia 31 de março

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia vai realizar a Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério para possibilitar o avanço na carreira de 3 mil profissionais, entre professores e coordenadores pedagógicos. As inscrições são gratuitas, começam no dia 31 de março e prosseguem até 8 de abril exclusivamente pela Internet, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe) – www.cespe.unb.br. O edital foi publicado nesta quinta-feira (24/03) no Diário Oficial do Estado.
 
A avaliação é voluntária e integra a política de valorização de pessoal do governo do Estado. Além de garantir um aumento salarial de até 15%, a avaliação gera subsídios para promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual, e ainda ajuda os professores no seu próprio desenvolvimento.
 
Os interessados devem preencher o cadastro, optar pela disciplina de formação ou atuação e escolher o município onde tem interesse em realizar a prova. A avaliação será realizada no dia 29 de maio em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).
 
Processo - A avaliação é composta por duas etapas. A primeira é a Avaliação Individual, que consiste na aplicação de prova de conhecimentos específicos e pedagógicos. Com questões objetivas e discursivas, a prova possui 45 questões e é de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos terão 4 horas para resolvê-la. Os locais da prova serão divulgados no Diário Oficial do Estado e, também, no site do Cespe.
 
A segunda etapa será a Avaliação Institucional, considerando o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2009. Serão classificados os participantes que obtiverem um indicador de desempenho igual a 60 pontos. “É um feito muito importante para a Bahia porque o resultado da avaliação gera subsídios para traçarmos a política de formação continuada, e nos permite conhecer melhor as potencialidades e as necessidades dos nossos professores”, considera Claudia Cruz, superintendente de Recursos Humanos.
 
Requisitos – Para participar, é necessário ser integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, ocupante do cargo de professor ou coordenador pedagógico, ter concluído o estágio probatório até 31 de dezembro de 2010. Além disso, o profissional deve estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou coordenador pedagógico. As disciplinas de avaliação são: Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.
 
Plano de Carreira - De forma pioneira, a iniciativa faz parte do Plano de Carreira do Professor, instituído em 2008, que estabelece duas formas de progressão: o avanço vertical automático, relacionado com a titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão opcional, decorrente da avaliação de desempenho. As bases da reestruturação foram acordadas entre o Governo da Bahia e a APLB Sindicato.

 

 

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