Abertura das atividades GESTAR 2012 - cobertura

Palavras-chave:

Na segunda-feira, 27/02/12, o IAT recebeu estudantes, professores e autoridades para dar abertura ao ano letivo do projeto Um GESTAR em cada Escola, um programa desenvolvido pelo Gestar para ajudar os alunos no desempenho escolar de português e matemática.

GALERIA DE FOTOS

"Para construir uma educação de qualidade temos que construir uma escola de qualidade. Temos que considerar o protagonista principal, a razão de existir de uma escola, que é o aluno. Não podemos aceitar e nos satisfazer em continuar produzindo analfabetos dentro da rede de educação", pontuou o secretário da Educação Osvaldo Barreto, que deu início à solenidade de abertura do evento, transmitida, através de videoconferência, pelo Instituto Anísio Teixeira - IAT, para todos os polos do Estado.

Para o secretário é preciso construir uma escola que garanta a cada uma das nossas crianças uma educação digna."Quando isso acontecer, estaremos fazendo uma revolução democrática em nosso Estado porque garantiremos à parcela da população mais pobre uma possibilidade nova de construção de sua história", complementou.

Motivação - O Gestar (Gestão da Aprendizagem Escolar) é uma ação de intervenção que tem como objetivo ajudar os alunos no desempenho escolar e estimular experiências, em sala de aula, que orientem práticas pedagógicas motivadas pelas necessidades dos estudantes. Na Bahia, o projeto atende 825 unidades de ensino.

Durante a abertura do evento, o professor Clóvis Santos, da DIREC 4, recebeu do secretário da Educação, a placa simbólica de reconhecimento pela implementação do projeto na Rede Estadual de Educação, representando todas as 793 escolas que firmaram parceria até agora.

A professora Irene Cazorla, diretora do Instituto Anísio Teixeira, acredita que se todos continuarem com esperança no GESTAR é possível mudar o rumo da história da educação na Bahia. “Nós acreditamos firmemente que é possível abraçar a escola. Isso é possível se cada um de nós continuar o que está fazendo. Eu, enquanto professor, ensinar, eu, enquanto aluno aprender, eu, enquanto gestor, gerenciar. Eu acredito que se todos nós mantivermos essa esperança, com esse brilho que eu vejo no GESTAR, poderemos mudar o rumo da história”, afirmou Cazorla.

A solenidade contou, também, com a participação da representante da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica - SUDEB, Amélia Maraux. “É grande a minha satisfação em participar da abertura do ano letivo do Gestar. Ele tem sido de grande importância para a secretaria por ser um dos projetos estruturantes. Nós, da secretaria, estamos envidando esforços, desde 2009, para que, de fato, possamos mudar a realidade da educação básica no nosso estado”, completou.

Para o estudante do Colégio da Polícia Militar, de Candeias, Ivan Elton da Silva Silveira, uma nova escola deve surgir através do GESTAR. "Nós, estudantes, somos os personagens principais da nossa história. Convido, então, todos os colegas para escrever essa escola que queremos junto com o GESTAR”, disse Elton. Além dele, Marcos Cruz, aluno do colégio Estadual Almeida Sampaio, que foi destaque no Festival Anual da Canção Estudantil - FACE, promovido pela Secretaria da Educação, abrilhantou o evento emprestando a sua voz à canção, de própria autoria, "Menino do Bem".

Também participaram, Regina Scarpa, mestre pela Universidade de São Paulo e coordenadora da Fundação Victor Civita, e Jamile Borges, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, que falou sobre "Conhecimento em sala de aula: construir e avaliar na perspectiva do ensino por competência".